Artigos

Visite estes museus sem sair de casa!

Às vezes durante a quarentena fica meio difícil encontrar atividades interessantes pra fazer dentro de casa, não é mesmo? Dá saudade de sair para passear e aproveitar o que a cidade (e o mundo) tem para oferecer.

Então, para ajudar um pouco a elevar os ânimos e trazer mais diversão para a sua casa, listamos aqui alguns museus interessantes que estão em pleno funcionamento e abertos para visitas – mas através de tours virtuais! Veja só:

       1. Louvre (Paris, França)

É claro que nessa lista não poderia faltar o Louvre, um dos museus mais famosos do mundo. É possível fazer tours virtuais em diferentes setores do museu, desde antiguidades do Egito até ter uma experiência de Realidade Virtual para ver a clássica pintura da Monalisa. Os passeios estão disponíveis em inglês, francês, espanhol, entre outros idiomas.

       2. Pinacoteca (São Paulo, Brasil)

E que tal aproveitar para conhecer este belo museu brasileiro? A Pinacoteca de São Paulo, além de ser um edifício histórico muito bonito, também abriga algumas obras de grandes artistas nacionais como Candido Portinari, Anita Malfatti, Pedro Alexandrino, Victor Meirelles, entre outros. São mais de 9 mil obras na coleção, fora as exposições temporárias que passam pelo museu todos os anos. Na seção #PinaDeCasa do site, é possível fazer o tour virtual e ainda acessar outras atividades como jogos e instalações artísticas digitais.

       3. Metropolitan Museum of Art (Nova York, EUA)

Este museu, também conhecido como Met, é um dos principais museus dos Estados Unidos. Nele, já passaram quase todos os principais artistas visuais do mundo, inclusive muitos escultores, pintores e performers brasileiros. Sendo um dos museus mais completos do país norte-americano, vale muito a pena dar um passeio virtual pelo seu acervo. Então, clique aqui e comece a explorar!

       4. Museu do Vaticano (Roma, Itália)

Quem nunca sonhou em ir para a Itália e visitar o Museu do Vaticano, não é mesmo? Mas você pode fazer esse passeio sem nem precisar cansar de tanta caminhada, já que é muita coisa para ver! Veja os enormes salões e a famosíssima Capela Sistina pela tela do seu computador ou celular nos passeios imersivos e fotos em 360°!

       5. Museu Nacional de Antropologia (Cidade do México, México)

Você sente curiosidade pelos povos antigos? Se sim, você vai se interessar muito por esse museu. Sendo um dos mais importantes da capital mexicana, o Museu Nacional de Antropologia abriga peças milenárias que demonstram a história e costumes de povos como os Astecas. No tour virtual, você poderá ver a conhecida Pedra do Sol, que é considerado como o Calendário Asteca, uma das peças mais curiosas e impressionantes da coleção.

       6. Galeria Uffizi (Florença, Itália)

Aposto que você já deve ter ouvido falar de artistas como Leonardo da Vinci, Botticelli e Michelangelo, certo? A Galeria Uffizi, um dos mais importantes museus de Florença, tem uma coleção incrível de obras destes artistas, entre outros. No site oficial você poderá ver fotos em alta resolução de algumas das principais pinturas do acervo, onde dá para perceber o movimento de cada pincelada destes grandes artistas. Percorra os corredores da galeria clicando aqui.

       7. MASP (São Paulo, Brasil)

Voltando para o nosso país, uma visita imperdível também é o Museu de Artes de São Paulo – MASP. Não só o prédio deste museu é icônico para a cidade, mas também a coleção disponível é muito marcante. Entre obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Maflatti, Botticceli, Renoir, Monet, Picasso, Van Gogh, entre outros artistas, é até difícil saber por onde começar! Veja o acervo digital aqui, e passeie pelos corredores do museu clicando aqui.

       8. Museu da Acrópole (Atenas, Grécia)

Se você se interessa pela história das civilizações gregas, então esse museu é fundamental! Conhecido também como Museu Arqueológico de Atenas, o espaço preserva construções e adornos da antiga Acrópole de Atenas, com suas colunas milenárias. Além disso, também abriga obras de arte importantes para a história desta civilização. Veja fotos aqui e visite os corredores do museu aqui.

       9. Museus de artistas famosos

Se você se interessa por um artista específico, também pode visitar alguns museus dedicados a ele. Por exemplo, o Museu Van Gogh reúne imagens em alta resolução da maioria das obras do pintor holandês. Já o Museu de Pablo Picasso oferece um tour virtual pelas suas galerias. O Museu Frida Kahlo, também conhecido como La Casa Azul, tem uma visita virtual em 360° muito bacana pela casa dessa incrível artista mexicana.

10. Google Arts & Culture

Bom, essa dica não é bem um museu, mas sim uma página disponibilizada pelo Google que reúne vários tours virtuais, vídeos e imagens de obras de arte e lugares turísticos famosos mundialmente. Vale muito a pena dar uma olhadinha, quem sabe você se pega visitando o Taj Mahal pela tela do computador! A página também traz outras atividades e jogos relacionados com a arte, para você se divertir.

 Conclusão

É claro que você também pode curtir estes passeios virtuais até mesmo depois que a quarentena terminar. Então salve essa lista e compartilhe com os seus amigos e familiares. Quem sabe vocês podem programar uma visita juntos, sem precisar sair de casa! 

Legal, não é? Para ver mais dicas de bem-estar durante a quarentena, siga a Adriática nas redes sociais! Clique para acessar a nossa página do Facebook e do Instagram.

Surpreendente em tudo